Vamos iniciar a coluna cultural com a indicação de livros que possam ser edificantes em sua vida e contribuir para o seu processo individual de treinamento em busca da sua felicidade. Sempre que eu esbarrar com um livro, evento, curso, vídeo ou algum tipo de conhecimento que possa te ajudar, eu vou trazer e compartilhar com vocês. O primeiro livro indicado tem o meu envolvimento, então já sabem que eu, literalmente, assino em baixo né? O “Descubra-se” é um livro de coautoria, assinado por 26 coaches de sucesso, que juntos desenharam um poderoso instrumento de apoio ao autoconhecimento para seus leitores.

Autoconhecimento: Andrea autografando o livro Descubra-se

Descoberta é: O ato de revelar algo novo ou o ainda não reconhecido. Pensando nisso, tenho um grande prazer prazer de apresentar o “Descubra-se”. O livro é composto por relevantes reflexões e conteúdos capazes de levar o leitor a uma experiência de descoberta pessoal nunca antes vivenciada.

O livro provoca a ideia de que estamos todos a sermos descobertos por nós mesmos. Como eternos seres em mudança, a necessidade e a importância de nos encontrarmos é o que nos move na direção do autoconhecimento. Isso  aumenta nossa segurança em nós mesmos e nossa capacidade de compreender melhor o mundo através de nossos próprios olhos. Eu participei diretamente do capítulo “O poder do Servir” e temos até um post aqui no blog falando mais sobre o tema “ser do bem”. Você pode encontrar o post aqui: É bom ser do bem ou o mundo é dos espertos?

A cada capítulo desta obra, como num passo a passo, é possível aprender mais sobre nós, reconhecendo-nos.
Quem sou eu? O que me espera no futuro? Que obstáculos preciso superar? Qual é o meu mindset? Sou uma pessoa grata? Conheço a prosperidade? Preciso mudar algo em mim ou em minha vida? Amo o que faço? Sigo o meu coração? Alguns questionamentos estarão em nós eternamente e outros tantos, poderão encontrar as respostas aqui e essas respostas fortalecem o conhecimento de si, o seu autoconhecimento.

Pontos essenciais para a auto descoberta estão presentes nesta obra, entre eles: o diálogo, a forma como nos enxergamos e como percebemos o tempo e nossas prioridades. Além desses, há muitas observações interessantes como aquelas sobre o mimetismo e a neurociência, o foco, os hábitos saudáveis, a prosperidade, a análise das convicções, a atenção plena, a gratidão, o quociente de doação(QD) e os anéis de reciprocidade, a descoberta do seu IKIGAI e muitos outros.

Em cada um dos capítulos você encontrará orientações e exercícios que lhe favorecerão a descoberta de si. Também lhe trarão a possibilidade de enxergar além e perceber caminhos que ainda não teve oportunidade de conhecer ou seguir. Tais caminhos, poderão ajudá-lo a potencializar seus pontos fortes, desenvolver os que necessitam de aprimoramento, enxergando oportunidades e riscos para aproveitá-los e reduzi-los, respectivamente.

Descubra-se é uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer-se melhor, observando cada pilar de sua vida com a minha ajuda e mais 25 profissionais coaches de grande sucesso. Suas importantes colocações colaboram com o reforço do seu encontro consigo, um encontro com o autoconhecimento.

Descubra-se é então, um grande instrumento para o autoconhecimento. Quando leitores podem ser transformados positivamente a partir da leitura o meu propósito se faz cumprir!

BOA LEITURA!

Andrea Lucena