Por que cuidar das emoções durante a gravidez e claro, durante toda a maternidade, é tão importante? Talvez a resposta seja meio óbvia, mas na prática o equilíbrio emocional de uma mamãe faz total diferença, durante a gestação, no pós parto e na fase do puerpério e agora que você sabe disso, é hora de pensar o planejamento emocional da sua gravidez.

Ser 100% equilibrada quando os hormônios estão à flor da pele, não é uma tarefa tão simples. Mas é possível sim amenizar os efeitos devastadores, de tantas emoções, com uma dose diária de conectividade consigo mesma.
E assim desfrutar integralmente desse momento lindo, em todas as suas fases.

Bom, para as mamães de primeira viagem, as 40 semanas de gestação são quase que uma eternidade, rs… e muitas vezes a ansiedade não dá muito espaço para curtir o lado maravilhoso da maternidade.
E o que é preciso para não desfocar no que realmente importa? Planejamento Emocional!

Mas calmaaaaa lá, que não estamos falando de enxoval, ainda! Ele também é importante e muito prazeroso de ser realizado, porém o foco agora é cuidar das emoções durante a gravidez e desenvolver emoções mais duradouras, capazes de serem usufruídas por toda a vida.

Sim, é possível mesmo com tantas novidades e tarefas extras, focar nas prioridades e ser mais eficiente e produtiva nessa fase – Que eu diria ser um divisor de águas, na vida de qualquer tipo de mulher.

Vamos anotar? Compre um caderninho especialmente, para esse momento lindo!!!

Como cuidar das emoções durante a gravidez – Planejamento emocional

✔Observe as mudanças no seu corpo;
✔Medite sobre essa perfeição da natureza;
✔Anote nesse caderninho cada nova descoberta, sensações e sentimentos;
✔Anote as reportagens interessantes, dicas, fotografias, etc…
✔Escreva 10 características positivas que você identifica em você mesma (semanalmente);
✔Divida as principais tarefas (por trimestre);
👉🏻 Consultas
👉🏻 Exames
👉🏻 Feiras de gestante
👉🏻 Chá de bebê/fraldas

✔Pratique atividades físicas (converse com seu médico sobre a mais indicada ao seu perfil);
✔Leia e informe-se sobre os cuidados da sua pele, do corpo, da auto-estima;
✔Hidrate-se bastante;
✔Leia e assista coisas edificantes;
✔Procure mais dicas de como cuidar das emoções na gravidez em sites, no youtube e com outras mamães;
✔Converse com outras mamães;
✔Não se desespere com experiências alheias (apenas ouça);
✔Converse com o seu filho, fale dos seus sentimentos e agradeça por viver essa experiência fantástica;

🎯A organização gera emoções positivas de forma inconsciente trazendo ganhos incríveis para nossa vida!
🎯Tarefas simples, essas que realizamos diariamente, geram positividade quando tomamos consciência delas!
🎯Hábitos saudáveis liberam endorfina e diminuem os níveis de cortisol (homônimo do estresse) deixando nossa rotina mais feliz e agradável.

A gravidez é o momento de caminhar rumo ao sentimento mais extraordinário que uma mulher pode sentir. Talvez por isso, que algumas delas mudam totalmente a direção de suas vidas profissionais, e tudo bem por isso.
Não que você não possa ser excelente profissional e mãe ao mesmo tempo, mas isso é um assunto e tanto para novos posts. O que eu quero dizer até aqui é – seja simples nesse caminhar!

As vezes achamos que vai ser difícil mudar um hábito, mas isso pode ser mais simples do que a gente imagina. Eu falei um pouco sobre hábitos aqui no blog, veja se isso te ajuda a simplificar a questão: A mudança de hábitos que pode reconfigurar a sua vida

Viva cada dia intensamente, seja grata e menos exigente dentro do possível. Você não será a mesma de qualquer jeito, então, aproveite para abusar do clichê de “se achar”com o rei ou a rainha na barriga! Cuidar das emoções durante a gravidez fará bem não somente a você, mas ao seu bebê e a sua família.
E assim será pra sempre!  Acredite!

Andrea Lucena